Bom momento da economia vai garantir oferta de empregos maior que a soma dos últimos três anos > Celso Jacob

Se o mês de dezembro criou apenas 193 vagas de trabalho formal em Três Rios no acumulado dos últimos três anos, a previsão é de que esse ano sejam geradas 400 vagas, segundo estimativa da Secretaria de Indústria, Comércio e Empregos divulgada pelo Entre-Rios Jornal. Essa estimativa reafirma o bom momento vivido pela economia municipal em relação aos últimos dois anos. Segundo o Ministério do Trabalho e Emprego, em 2009 foram criadas apenas 17 vagas formais em Três Rios em dezembro e em 2008 foram fechadas 46 vagas, enquanto em 2007, antes da crise, foram geradas 222 vagas.
A previsão de criação de 400 vagas, feita secretaria, pela pode ser superada, se forem consideradas as vagas temporárias de prestação de serviços sem vínculo empregatício. Essas vagas são prejudiciais para o trabalhador, que perde a oportunidade de ter o período computado para fins de FGTS e PIS, mas ajudam a aumentar o volume de dinheiro em circulação no comércio.
O período não é bom apenas para quem está desempregado. O governo também se beneficia com o aumento das vendas no comércio e o aquecimento das atividades ligadas ao setor de serviços, que geram um incremento na arrecadação de ISS e ICMS. Com a atração de consumidores de municípios circunvizinhos a cidade tem um impulso ainda maior na economia, com a injeção de dinheiro direta e indiretamente, uma vez que alguns setores de baixa formalidade ou mesmo informais acabam repassando parte de seu lucro para os setores formais, em especial de alimentos, roupas, brinquedos e eletroeletrônicos.
Nos últimos três anos (2007, 2008 e 2009) apenas o comércio registrou criação de vagas no mês de dezembro, com 315 vagas (no acumulado de três anos). Esse ano a expectativa é de que outros setores, como serviços e indústria, aquecidos pelo bom momento econômico, também criem vagas e impulsionem o mercado de trabalho trirriense.

Fonte: Entre Rios Jornal

Conheça e adicione minhas outras redes:
Orkut: Celso Jacob
Facebook: Celso Jacob
Twitter: @celsojacob
FormSpring: Celso Jacob

Tags: , , ,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: