Para Haddad, indicador revela que país avançou na educação > Celso Jacob

O ministro da Educação, Fernando Haddad, afirmou na tarde desta sexta-feira, 5, em entrevista à rádio Jovem Pan, que o novo índice de desenvolvimento humano (IDH) – se decomposto e corretamente analisado – mostra que o Brasil acelerou, e não estagnou na educação. Isso porque o indicador da expectativa das crianças em relação à escolaridade ficou em 13,8 pontos, enquanto o da escolaridade média das pessoas com mais de 25 anos é de 7,2 pontos.

“Comparando os dois indicadores, dá uma dimensão do que é o Brasil. Tem um passado caótico na educação, por isso boa parte da população mais velha tem baixa escolaridade, mas tem futuro promissor. Nosso entrave é mais o passado do que o futuro”, disse Haddad. O ministro salientou que o Brasil é o pais que mais avançou no ranking, na comparação da escolarização de antes e de agora.

Haddad lembrou que o sistema educacional de hoje está organizado para garantir, no mínimo, 14 anos de escolaridade para as crianças. Este ano, foi aprovada emenda constitucional que torna o ensino obrigatório dos 4 aos 17 anos de idade. O ministro afirmou, ainda, que o percentual de matrículas no Brasil está no patamar de 75% entre as crianças de quatro e cinco anos, 98% entre as de seis a 14 anos e 85% entre jovens de 15 a 17 anos.

“Temos que investir cada vez mais para equalizar as oportunidades educacionais, o que vai nos colocar numa situação mais favorável, do ponto de vista do desenvolvimento humano”, disse Haddad, referindo-se às desigualdades regionais. Haddad também destacou a importância do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb): “Com iniciativas como o Fundeb, por exemplo, garantimos que o investimento em um aluno do Maranhão ou Piauí seja equivalente ao de um do Paraná ou de Minas Gerais”.

Assessoria de Comunicação Social

Ouça a entrevista do ministro Fernando Haddad.

Fonte: MEC

Conheça e adicione minhas outras redes:
Orkut: Celso Jacob
Facebook: Celso Jacob
Twitter: @celsojacob
FormSpring: Celso Jacob

Tags: , , ,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: