Cientista trirriense ganha importante prêmio acadêmico – Celso Jacob

A jovem cientista trirriense, doutora Luciana Souza de Paiva foi agraciada no Edital Jovens Pesquisadores 2010 da Universidade Federal Fluminense, cujo objetivo é premiar os recém-doutores, incentivando o desenvolvimento de suas pesquisas. Seu trabalho que vem sendo desenvolvido naquela Universidade, acaba de ser aceito para apresentação no Congresso da Sociedade Brasileira de Imunologia, na cidade de Porto Alegre, em novembro próximo. Além da premiação foi contemplada, recentemente, com duas bolsas do Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento (CNPq,) para seus alunos de iniciação científica.
Filha de José Maria de Paiva e de Maria Izabel Souza de Paiva, a doutora Luciana nasceu em Três Rios onde fez seus estudos iniciais, da pré-escola até o curso de Educação Geral, respectivamente nos Colégios Nossa Senhora de Fátima, Santo Antônio e Ruy Barbosa. Em 1998, prestou vestibular para o curso de Ciências Biológicas na Universidade Federal do Rio de Janeiro, tendo concluído em 2001 o bacharelado em Genética, mesmo ano em que deu início à sua carreira científica defendendo tese com estudos em imunologia tumoral. Em sequência, na mesma universidade, realizou seus estudos em mestrado, doutorado e pós-doutorado, todos em imunologia, sendo bolsista durante todos os cursos das agências FAPERJ, CAPES e CNPq, períodos em que apresentou seus trabalhos em diversos congressos nacionais e internacionais.
Em 2007, seu trabalho de doutorado foi selecionado para uma apresentação oral a pesquisadores estrangeiros especialistas na área durante o Congresso Satélite de linfócitos B, no Rio de Janeiro. Neste mesmo ano, apresentou seu trabalho no Congresso Internacional de Imunologia, também no Rio de Janeiro. Nos dois anos subsequentes, seus trabalhos foram apresentados em congressos na França e no Chile. Ainda durante o seu doutorado, foi tutora presencial no curso de Ciências Biológicas do consórcio CEDERJ no pólo de Três Rios, onde tem participado de várias bancas avaliadoras de trabalhos de monografia. Em 2009, um ano após ter concluído seu doutorado, prestou concurso para a Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói, onde hoje ocupa o cargo de professora adjunta de imunobiologia, sob o regime de dedicação exclusiva a esta universidade, onde desenvolve atividades de ensino para os cursos de medicina, odontologia, biomedicina e biologia, além de pesquisa acadêmica.
À doutora Luciana Souza de Paiva os efusivos parabéns do ERJ, e em nome de Três Rios, seu berço natal, orgulhoso pelo sucesso conseguido em sua carreira científica,transpondo barreiras que vêem dignificar o nome desse município através de tão importantes e premiadas ações.

Fonte: Entre Rios Jornal

Conheça e adicione minhas outras redes:
Orkut: Celso Jacob
Facebook: Celso Jacob
Twitter: @celsojacob
FormSpring: Celso Jacob

Tags: , , ,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: