A história do político determinado a desenvolver a educação – Celso Jacob – Deputado Federal 1508

Em 1979, formado em Economia, Celso Jacob inicia sua luta pela implantação do ensino superior em Três Rios, como forma de abrir de vez as portas para milhares de jovens das periferias que esperavam pela oportunidade de formação superior. “Tornou-se a minha obsessão, depois de ver a frustração dos amigos que não conseguiam cursar uma faculdade pelos mesmos motivos que quase me impediram de estudar”, relembra Celso Jacob.

Como professor, em 84, Celso Jacob, influenciado pelos ideais de Leonel Brizola e Darcy Ribeiro, luta pela extensão da Faculdade André Arcoverde, de Valença para Três Rios. Na época, a ideia enfrentou resistência da direção da faculdade e não foi para frente. Mas Celso Jacob não desistiu de trazer o ensino superior para a cidade e, um ano depois, parte para o Rio com a ideia de trazer um campus avançado da UERJ para o município. Porém, mais uma vez, forças políticas barraram o projeto. Somente em 92, quando Leonel Brizola voltou ao governo do estado, Celso Jacob consegue colocar Três Rios no circuito dos Centros Integrados de Educação Pública (CIEPs), trazendo seis unidades (Purys, Morro Áureo, Palmital, Cantagalo, Areal e Levy Gasparian).

A grande estratégia de Celso Jacob, porém, foi liderar a parceria com a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, que trouxe dezenas de cursos e modificou milhares de vidas. No rastro desse desenvolvimento, outras faculdades e centenas de universitários de várias partes do país foram chegando, a ponto de transformar, de vez, Três Rios numa cidade universitária.

Conheça e adicione minhas outras redes:
Orkut: Celso Jacob
Facebook: Celso Jacob
Twitter: @celsojacob
Site:  www.celsojacob.com.br
FormSpring: Celso Jacob
Flickr: Album Celso Jacob

Anúncios

Tags: , , , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: