Projeto Sine Especial insere pessoas com deficiência no mercado de trabalho – Celso Jacob – Deputado Federal 1508

Brasília, 02/09/2010 – O Ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, visitou nesta quinta-feira (2) a escola Maria Teixeira, em Luziânia (GO), para conferir o andamento do projeto piloto Sine Especial, de inserção de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. Segundo a direção da instituição, 70 pessoas já foram inseridas no mercado de trabalho por meio do Sine Especial, e 12 empresas estão cadastradas como parceiras.

O ministro Lupi afirmou que pretende realizar um projeto em parceria com a entidade na área de qualificação profissional e falou sobre a importância da ação da instituição.

“É uma obra que mostra que vale a pena acreditar no ser humano e nos aproxima da vontade de fazer o bem. Hoje há uma grande dificuldade em atender as pessoas com deficiência, e o Sine Especial vem para facilitar a absorção desta mão-de-obra pelo mercado de trabalho. Queremos multiplicar isso para todos os Sines do país”, disse Lupi.

A escola, que é administrada a partir do recebimento de doações, atende atualmente 200 alunos. A intermediação é feita com apoio da Secretaria Municipal de Educação de Luziânia, que aproxima empresas e pessoas interessadas.

Segundo a diretora da escola, Silvana Vasconcelos, a ideia é ampliar o atendimento. “Temos oficinas profissionalizantes, com cursos de artesanato e costura. Estamos elaborando uma Classificação Brasileira de Ocupações especialmente voltada às pessoas com deficiência; que apresentaremos ao Ministério do Trabalho e Emprego, identificando as profissões que são ideais para cada deficiência. Queremos mostrar que todos podem ser eficientes”.

Ione Pereira Lima da Silva, de 24 anos, é deficiente auditiva e foi incluída no mercado de trabalho por meio do Sine Especial. Hoje, leciona Língua Brasileira de Sinais para crianças surdas. “Esse foi meu primeiro emprego, e hoje tenho minha Carteira de Trabalho assinada. Pretendo fazer cursos e quem sabe até entrar para uma faculdade”, diz a jovem.

Assessoria de Imprensa do MTE
(61) 3317-6537/6981 – acs@mte.gov.br

Fonte: Ministério do Trabalho

Conheça e adicione minhas outras redes:

Orkut: Celso Jacob
Facebook: Celso Jacob
Twitter: @celsojacob
Site:  www.celsojacob.com.br
FormSpring: Celso Jacob
Flickr: Album Celso Jacob

Anúncios

Tags: , , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: