Projeto Mulheres Mil avança para sua institucionalização – Celso Jacob – Deputado Federal 1508

Gestores dos 13 projetos do Programa Mulheres Mil estão reunidos, em Brasília, para compartilhar as experiências desenvolvidas no processo de implantação da ação nos estados. Coordenado pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação, em parceria com a Associação dos Colleges Canadenses, a meta do projeto piloto era beneficiar 1 mil mulheres das regiões Norte e Nordeste.

De 2008, quando começou a oferta das qualificações, até hoje, o projeto qualificou mais de 700 mulheres e está contribuindo para a inserção das alunas no mundo do trabalho, por meio de empregos formais, organização de empreendimentos individuais e criação de cooperativas.

Rodrigo Torres Lima, coordenador da assessoria internacional da Setec, ressalta que estão sendo realizadas várias ações para garantir a institucionalização e a ampliação do projeto, entre elas a criação do Centro de Referência do Mulheres Mil, que ficará responsável pela disseminação das metodologias e treinamento dos profissionais da rede federal.

“O encontro vai proporcionar, a partir da troca das experiências, a sistematização do método de acesso, permanência e êxito, desenvolvido pelo Brasil em parceria com Canadá”, prevê Torres.

Inovando o processo de acesso, as alunas foram selecionadas nas próprias comunidades e o ingresso nos institutos federais está sendo regularizado por meio de editais de seleção, que têm como critérios a vulnerabilidade educacional e econômica das beneficiadas.

Outra inovação foi a criação de cursos de qualificação profissional, sintonizados com o potencial econômico da região e as experiências profissionais das alunas, que são avaliadas e certificadas com as metodologias de avaliação e reconhecimento da aprendizagem prévia (Arap), repassada pelos colleges canadenses.

Atualmente, estão sendo oferecidos cursos nas áreas de turismo (camareira), alimentos, artesanato, saúde (cuidador de idoso), processamento de alimentos e pesca (beneficiamento de marisco) e corte e costura. Além da qualificação, foram celebradas parcerias com as secretarias de educação dos estados para a oferta de alfabetização e ensino fundamental.

O encontro prossegue até esta sexta-feira, 27, quando será finalizada a elaboração de um documento base que vai orientar a implantação dos projetos nos demais institutos federais.

Assessoria de Imprensa da Setec

Conheça e adicione minhas outras redes:
Orkut: Celso Jacob
Facebook: Celso Jacob
Twitter: @celsojacob
Site:  www.celsojacob.com.br
FormSpring: Celso Jacob
Flickr: Album Celso Jacob

Tags: , , , , ,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: