Google reafirma compromisso com internet ‘aberta’ e ‘neutra’ – Celso Jacob – Deputado Federal 1508

 

WASHINGTON – O Google “segue comprometido” com “uma internet aberta”, afirmou uma porta-voz da empresa ao desmentir um artigo do The New York Times que apontava intenções do Google de concluir um acordo com a operadora Verizon para obter tarifas diferenciadas.

“Não mantivemos nenhuma conversação com a Verizon sobre pagamento do tráfego do Google”, detalhou a porta-voz. “Seguimos tão comprometidos como sempre estivemos com uma internet aberta”, acrescentou.

O The New York Times publicou nesta quinta-feira que “Google e Verizon, dois atores importantes na internet, tanto em conteúdo quanto em rede, estão próximos de chegar a um acordo que poderia permitir à Verizon acelerar o trânsito de certos conteúdos online se os criadores estivessem dispostos a pagar por este privilégio”.

Tal acordo iria de encontro à filosofia defendida pelo Google, que sempre se proclamou partidário da “neutralidade da internet”, ou seja, do princípio de acesso às redes em igualdade de condições para todos.

Mas este princípio se choca com a vontade das operadoras, que desejam cobrar mais de gigantes como o Google para financiar a modernização de suas redes, condenadas a permitir o tráfego de conteúdos cada vez mais pesados com a chegada da TV via internet.

O governo dos Estados Unidos também se comprometeu a favor da “neutralidade da internet”, mas uma decisão judicial em abril declarou ausência de autoridade no assunto.

A Comissão Federal das Comunicações (FCC na sigla em inglês) não se deu por vencida e iniciou negociações para garantir “uma internet aberta”, antes de poder preparar uma nova regulamentação.

Um suposto acordo entre o Google e a Verizon poderia inutilizar todas as tentativas realizadas até agora para uma única regulamentação para todos. O jornal The New York Times citou um porta-voz da Verison, segundo o qual “se trabalha com Google há dez meses para alcançar um acordo sobre a política de banda larga”. Mas “estamos trabalhando em um processo de negociações levado adiante pela FCC. Estamos convencidos de que este processo vai desembocar em um consenso que poderá preservar uma internet aberta, e os investimentos e a inovação necessários para mantê-la”, disse o porta-voz.

Fontes anônimas citadas pelo jornal afirmam que a Verizon e o Google possivelmente firmem um acordo na próxima semana.

Fonte : JB online

Conheça e adicione minhas outras redes:
Orkut: Celso Jacob
Facebook: Celso Jacob
Twitter: @celsojacob
Site:  www.celsojacob.com.br
FormSpring: Celso Jacob
Flickr: Album Celso Jacob

Seja bem vindo!Vamos manter contato!
Celso Jacob

Tags: , , , ,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: