Nova série para jovens aborda temas polêmicos e atraentes – Celso Jacob – Deputado Federal 1508

 
 
A gravidez não planejada, as doenças sexualmente transmissíveis, anorexia e o valor da amizade serão alguns dos temas abordados no mais novo programa da TV Escola, emissora educativa do Ministério da Educação. A série Geração Saúde terá 15 episódios e estreia na próxima segunda-feira, 2, às 10h.

Com uma linguagem atual e descontraída, a série tem como objetivo sensibilizar e dialogar com o jovem. “Queremos que o espectador dessa faixa de idade se identifique com o programa e reflita sobre seus comportamentos e atitudes em relação aos problemas”, afirma o produtor da TV Escola, Douglas Silveira.

A narrativa é conduzida por Rita, uma jovem que ao longo do programa apresentará os acontecimentos e experiências dos demais personagens, que enfrentam situações como a descoberta da sexualidade, as doenças, a Aids, a qualidade alimentar e a saúde bucal.

O começo de uma nova vida, primeiro episódio, se dá com a chegada de Rita a João Pessoa, em busca de um recomeço após descobrir um grave problema de saúde. Por meio do seu olhar, o público vai conhecer o ambiente, a formação do time de futebol de areia, a amizade entre os adolescentes e o quiosque de Seu Romero, lugar mais frequentado pelos jovens da trama.

Além disso, o espectador vai começar a se familiarizar com os principais personagens da história: os namorados Fátima e Danilo, os amigos Bira e Tapioca e as amigas Isadora e Leila. A produção da série se preocupou em não criar a dualidade entre vilão e mocinho. Os vilões da narrativa são representados pela ignorância, irresponsabilidade, preconceito, falta de cuidado, descaso e a ausência de diálogo.

O elenco principal foi montado com 10 jovens, entre 11 e 22 anos, a maioria sem experiência em interpretação. Por isso, após a seleção, eles passaram por uma oficina preparatória de três meses com a atriz paraibana Marcélia Cartaxo. Como a série se passa no Nordeste, todos os atores são de lá, preservando assim a linguagem e a cultura locais. “Apesar do programa se passar em uma região específica, os problemas enfrentados pelos jovens são comuns a outros adolescentes, independente da raça ou da cultura”, acrescenta Silveira.

Para levar a discussão dos assuntos abordados na dramaturgia para a vida real, o apresentador David Muniz, atores, professores, especialistas e jovens que enfrentam problemas tratados na série se reúnem no estúdio, para falar sobre os conflitos e as questões de saúde apresentados no respectivo episódio.

O programa é uma realização da TV Escola do MEC e Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em parceria com o Departamento de Patologia e Telemedicina da Universidade de São Paulo (USP). O roteiro foi desenvolvido a partir das Diretrizes do Programa de Saúde e Prevenção nas Escolas, realizado pelos ministérios da Educação e Saúde.

Os episódios, de 26 minutos, serão exibidos ás 10h, todas as segundas-feiras, até 8 de novembro, com reprise às 14h com versão em Libras.

Para quem estiver mais interessado e quiser acompanhar on-line e dar sua opinião é só acessar a página da série. Nesse espaço o internauta pode acompanhar o blog da Rita e participar de jogos.

A TV Escola pode ser sintonizada via antena parabólica (digital ou analógica) em todo o país e por meio da internet no Portal do MEC. O sinal está disponível também nas tevês por assinatura Via Embratel (canal 123), Sky (canal 112) e Telefônica (canal 694).

Assessoria de Imprensa da Seed

Fonte: Portal do Minstério da Educação

Conheça e adicione minhas outras redes:
Orkut: Celso Jacob
Facebook: Celso Jacob
Twitter: @celsojacob
Site: www.celsojacob.com.br
FormSpring: Celso Jacob
Flickr: Album Celso Jacob

Seja bem vindo!Vamos manter contato!
Celso Jacob

                                                                                                                                                                

 

Tags: , , , ,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: